Relicário do cotidiano trivial mais que banal...

sábado, junho 24, 2006

MITOS DO FIM

Ao longo de toda sua existência, o homem desenvolveu mitos que o faziam entender melhor os momentos cruciais da vida, e também, os mistérios da existência.
Os mitos em geral, possuem características semelhantes(este é um dado antropológico interessantíssimo, mas sobre o qual não irei divagar...) e a estrutura da abrangência da "literatura" mítica é muito similar também.....existem os mitos que descrevem a origem da vida, e da sociedade, os que tratam do "cotidiano", tanto dos mortais quanto dos deuses, e a maneira como esse mundos, aparentemente tão distantes, se mesclam... , etc etc etc ...

Os mitos que sempre me despertaram a curiosidade, e simultaneamente, me amedrontavam eram os mitos do fim, ou da destruição, ou o apocalipse, chamem como melhor convir...

O que me amedrontava não era o fim da existência humana, muito menos o fim do mundo como conhecemos... o que sempre me instigou é a mudança na minha vida particular, única e BANAL. A idéia de que em um belo dia, eu poderia acordar e perceber que nada era como antes, que as minhas coisas agoram não eram mais MINHAS, e sim, só coisas, que as minhas percepções, os meus sentidos, estariam, de certa forma sinestésicos, de que eu não poderiam confiar em nada e em ninguém, POR QUE TUDO PODERIA ENGANAR, eu mesma poderia estar enganada, não poderia confiar nem mesmo na existência, já que aquela nova situaçãõ, para mim, é claro, não era a minha exist~encia de fato, era só a vida do outro lado do espelho...

Sempre temi acordar do outro lado do espelho e não saber mais voltar...

... temo dizer que hoje ( o hoje é um tempo qualquer que remeta a proximidade, já que neste lado da vida o tempo em segundos não tem amis sentido...e é imperceptível) acordei do outro lado do espelho, com a MINHA ALMA despida e com os sentidos bloqueados!

O QUE FAZER?!?!!? EM QUE CONFIAR?!?!!?EXISTE CONFIANÇA SEM DÚVIDA E/OU ENGANAÇÃO?!??!?!!

Será que estou sozinha do outro lado do espelho? Será q O MITO DO FIM SÓ CHEGOU PARA MIM E PARA MAIS NINGUÉM...?

Pergunto ... escuto algo ... desista, é só o eco, repetitivo e desperador ... mas espere ... este eco abafa algum som ... QUE SOM É ESSE???!?!
posted by "dane-ce" at 7:49 PM

5 Comments:

Amiga, não se desespere! Mitos são narrativas fantásticas com significados simbólicos e que encerra uma verdade cuja a memória se perdeu no tempo. Pense em MArx, utilize o seu conceito de consciência para o Mito: " representa algo sem representar algo real". Pronto!
Ah, lembre-se que sempre estarei do seu lado, aliás sei que não sou a única! Beijos!!!

7:24 AM  

sim, concordo......mas o mito usado foi uma figura para expressar a mudança....os ritos....e não temo a solidão e/ou qlqr coisa do tipo
eu só não consigo entender a mudança da realidade durante a fase de transiçao.....só depois q passo a entendê-la, de uma forma retroativa...logo, não é o ato em si q me espanta, mas sim a confusão q ele provoca

mas vlw!!!!!
lembre-se os meus textos são "vômitos" filosóficos....hahaha
bjinhussss

10:47 AM  

Carlinhaaaaaaaa....querida,tem momentos msm em que a dúvida impera (como eu sei disso),parece que tá td confuso,que vc não é mais vc mesma.....o que eu tenho pra te dizer é:calma.Respira fundo e vai em frente!!!o que eu te disse ontem continua valendo!!!
Beijos!!!!!

10:47 AM  

e lembre-se....o som abafado pelo eco, pode ser a esperança saindo pela caixa de pandora......

12:48 PM  

Isso aí, gostei do otimismo! bjos

9:00 PM  

Postar um comentário

<< Home